segunda-feira, 11 de março de 2019

A pessoa por trás da Taça Ari Maia

Ari Maia é enxadrista, árbitro e organizador e ajudou a expandir exponencialmente o xadrez em Alagoas 

Grandes notícias do xadrez Alagoano hoje fazem parte do nosso cotidiano, e sem sombra de dúvida os jogadores estão elevando nível, e isto é motivo de alegria para todos nós. Mas não podemos deixar de reconhecer que o salto quantitativo e qualitativo em questão de organização e de aumentar o número de jogadores de xadrez em Alagoas teve como principal fator a contribuição do Ari para Alagoas, no seu período de dirigente da FEXEAL. 

Fato tão comprovado que mesmo estando do outro lado do Brasil os enxadristas que foram incentivados por ele próprio como os membros do CAXA, APAX, Clube Santanense de Xadrez entre tantos outros mantém firmes suas atividades. A experiência do Professor Ari Maia foi essencial para o sucesso das atividades planejadas, visto sua atuação anteriormente na CBX, mas principalmente a sua participação na Liga Brasileira de Xadrez - LBX, como membro fundador e visão de ampliação do acesso ao xadrez.

Ari Maia, Arbitro Fide tem um vasto curriculum de eventos enxadrísticos e é autor do Livro Leis  Comentadas do Xadrez, disponível na LBX. Em suas atividades em Alagoas, conseguiu demonstrar a relevância da organização dos eventos para que o xadrez tenha uma forte presença no cenário estadual. Em suma, sua preocupação era além da organização dos eventos e arbitragem, mas intensificação da formação de organizadores e incentivo a resgate de pontos históricos do xadrez e criação de novos locais para o esporte.

Em seu trabalho para garantir as condições objetivas para que os enxadristas e clubes pudessem também realizar torneios em suas cidades e consequentemente para um público cada vez maior, realizou cursos de Arbitragem no interior do Estado. Assim como fomentou que as cidades do interior organizassem eventos da Federação Alagoana de Xadrez, criando as condições que o interior pudesse atrair enxadristas da capital e aglutinar os jogadores em eventos únicos fomentado ainda mais nosso esporte.  Política que acertadamente continua sendo promovida pela Federação, na condução do Mestre Jayme Miranda, exemplo disto o evento deste final de semana ser realizado em Palmeira dos Índios.

Para exemplificar como aconteceu na prática a Formação de Organizadores, lembramos da primeira formação realizada no interior alagoano, na cidade de Arapiraca (2016), Ministrada pelo Ari Maia nos dias 07,08, 14 e 15 de maio . Em muito pouco tempo já começamos a ver fortes resultados para o enxadrismo, como a I Torneio da Tocha Olímpica e Posteriormente IV Torneio da Uneal, este já contando com enxadristas de Palmeira dos Índios um total de  24 jogadores, entre eles Lúcio Flávio, atual presidente da APAX e forte jogador do município, além Aitson, Sérgio e Antônio Marcos, jogadores que bem representam a cidade de Palmeira dos Índios e por quem o CAXA tem grande respeito.

A semente plantada em Arapiraca, entre eles a grande quantidade de torneios realizada em Arapiraca. O que reacendeu o desejo dos enxadristas de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Olho D'água das Flores.

Não obstante todo desejo dos enxadristas de ver o xadrez crescer, sem medo de errar, afirmamos que se não fosse pelo empenho do Mestre Ari Maia, que contagiou dezenas de jogadores, organizadores e amantes do xadrez, muito provavelmente teríamos continuado jogando partidas ping com os amigos de forma isolada e muito provavelmente com poucas opções de promoção de xadrez no interior. Isto devido a sua experiência pretérita em organização e expansão do xadrez.

Por isso A Taça Ari Maia é um evento muito especial e que merece ser celebrada a cada ano em Alagoas. Desta forma em nome do Arbitro Fide Francisco Ari Maia Junior, atualmente residente em Brasília  - DF, o Clube Arapiraquense de Xadrez registra sua homenagem por reconhecer a importância fundamental para o novo fôlego para o esporte no estado de Alagoas.

Desejamos que continue tendo sucesso na sua empreitada de promoção do xadrez e que cada vez mais sejam descobertos novos enxadristas, árbitros, organizadores e que encontre as condições para continuar promovendo o nosso esporte.

Parabéns Mestre Ari Maia,
Longa vida ao Xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário