Um pouco sobre Critérios de Desempate: o Play-Off

Para que servem estes critérios?
Em um torneio de xadrez é muito comum haver vários jogadores com a mesma pontuação e para tanto são utilizados critérios de desempate. Estes critérios devem ser utilizados cuidadosamente de maneira a garantir a mais justiça no resultado final.
Para simplificar, podemos dizer que se utiliza o resultado dos adversários quais jogador venceu  ou empatou, e até mesmo seu próprio desempenho como parâmetros. Lembrando que será sempre dentro de um determinado grupo de pontuação. Escreveremos outro artigo para falar dos outros critérios.
Ocorre que quando o critério de desempate é para decidir o primeiro colocado, isto é, o campeão do torneio, surgem diversas polêmicas, especialmente quando, devido algum critério utilizado, o campeão não enfrenta todos os jogadores do grupo de pontuação, ou perde de um ou dois deste grupo. Uma das alternativas tentadas para sanar esta situação é o Play Off, pois todos os jogadores com o mesmo resultado do torneio se enfrentarão.


Como funcionam os Play Offs
O Play Off é um dos critérios de desempate utilizado para resolver o empate por pontuação, especialmente nos primeiros lugares, ou por categorias, quando for o caso. Os enxadristas devem decidir antes do torneio iniciar, que este critério será utilizado.
Alguns torneios não dão essa abertura aos jogadores. Mas visando a democratização do esporte é essencial que isto ocorra. Citando como exemplo o Campeonato Absoluto do Interior  de Alagoas de  2017, no qual foi trazida a proposta de inclusão deste critério.
Na ocasião, após colocada a proposta, houve votação e teve apenas um voto divergente. Ainda, talvez por ter sido a primeira experiência foi decidido que ele seria usado apenas se o confronto direto não fosse possível. E realmente não foi. No evento, Jonathas vence Cristiano, Cristiano vence Lúcio, Lúcio vence Jonathas, não teve um vencedor único no referido confronto, e Ornan não jogou com eles. Passou-se para a decisão nos Play Offs.

No caso, os Play Offs são organizados de acordo com a disponibilidade de tempo restante para o torneio e neste caso, colocada a discussão para os enxadristas, especificamente os quatro primeiros, com devida coordenação da arbitragem e da organização. Os presentes encaminharam propostas e seguiu-se também à votação.

Inicialmente foram apresentadas duas propostas: 1) Round Robin entre eles e a final entre eles ou 2) sorteio das duplas e partida ida e volta entre estas, com posterior finais. Os finalistas propuseram outra forma 3) Round Robin e a classificação final, seria a classificação entre eles (somente mudaria a deles próprios, de mais ninguém. Compreende-se que qualquer uma das três formas é possível, aprovado pelo pleno do evento, com igualdade de participação dos jogadores. 

Outra alternativa, é definir cada ponto no início geral do torneio/campeonato, prevendo possíveis intercorrências que possam prejudicar o evento, inclusive a forma de 'mata-mata' é mais rápida que o torneio round robin (todos contra todos), mesmo em ritmo mais rápido.

Um ponto positivo para o Play Off é que o campeão terá que vencer os oponentes dentro do seu grupo de pontuação. Mas principalmente a emoção de acompanhar a partida final do campeonato, como se fosse a final da Copa do Mundo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário