quarta-feira, 3 de outubro de 2018

ARAPIRAQUENSES FAZEM DOBRADINHA EM CAMPEONATO ESTADUAL


Matéria por Ornan Filipe, grande apoiador do xadrez e forte enxadrista do importante Clube Arapiraquense de Xadrez

Alexsandro no Centro, Campeão, Nathan Vice-Campeão à
esquerda, formando a dobradinha do CAXA.
O Clube Arapiraquense de Xadrez (CAXA) tem a honra de anunciar a dobradinha, estabelecida por dois de seus membros, no domingo 23 de setembro, no Campeonato Alagoano por Categorias. Os arapiraquenses Alexsandro Barros de Lima (campeão) e Weverton Natan Ferreira dos Santos (vice-campeão) ocuparam o topo do pódio na categoria sub-18.

O campeonato é realizado anualmente pela Federação Alagoana de Xadrez (FEXEAL) e visa definir os campeões estaduais das categorias sub-9 até sub-20, masculino e feminino. Nesse ano, o tradicional evento foi realizado no Colégio Edson Monteiro, bairro Graciliano, em Maceió e contou com a presença de enxadristas de todo o Estado.

O jovem Alexsandro é uma promessa do xadrez arapiraquense que vem se destacando não apenas no cenário alagoano, mas também no nacional. No âmbito estadual Alex, como é conhecido entre os mais chegados, conquista pela terceira vez o Alagoano por Categorias, tendo sido campeão nas três ocasiões em que disputou (2016-17-18). Além disso, nesse evento Alex somou mais 8 pontos de rating LBX, chegando aos 2300 pontos, que lhe conferem o título de Mestre LBX mais jovem de Alagoas. Mais ainda, nosso tricampeão por categorias, é vice-campeão estadual absoluto. O excelente desempenho também tem se mostrado em eventos nacionais, onde Alex conquistou uma vaga para disputar as semifinais do Campeonato Brasileiro desse ano, ocasião em que, também, tornou-se o maior rating FIDE do Estado de Alagoas, com 2167 pontos.

Num país onde o esporte não é visto como uma prioridade e o xadrez menos ainda, é importante destacar que nosso enxadrista foi contemplado pelo Estado de Alagoas com o Bolsa Atleta, importante incentivo “principalmente quando participo de eventos fora do Estado”, como disse o próprio Alex, ao conversar com o CAXA.
Weverton Natan, outra promessa de nosso xadrez, participou do evento pela segunda vez, tendo um terceiro e agora um segundo lugar.

 A evolução do Natan também é algo que salta aos olhos e pode ser percebida na posição a seguir em que, de negras, ele vence o também fortíssimo Davi Matheus:

Estando de negras, o que o leitor jogaria nessa posição? Pense bem!
O Natan jogou o belíssimo: 1... Cg3! Um duplo que aproveita a pregadura do peão em f2. A resposta das brancas, 2. De3 permite a sequência de trocas 2... Dxe3, 3. fxe3  Cxf1, 4. Txf1  Txf1+, 5. Rxf1 que torna a vitória apenas uma questão de técnica.
Só nos resta parabenizar esses brilhantes enxadristas que honram e abrilhantam não só o Clube Arapiraquense de Xadrez, mas a própria cidade de Arapiraca e o próprio estado de Alagoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário