terça-feira, 20 de março de 2018

Alexsandro Barros obteve uma excelente performance Geral, sendo campeão sub-18 no Aberto do Brasil - IX Memorial Bobby Fischer - 2018

Alexsandro Barros em ascensão: Com Apenas 17 anos, Arapiraquense Disputa Importante Título encarando Mestres Internacionais


Nos dias  16, 17 e 18 de Março 2018, ocorreu o Aberto do Brasil - IX Memorial Bobby Fischer em João Pessoa - PB, competição organizada pela Federação Paraibana de Xadrez, que contou com a presença de 118 enxadristas de vários lugares do Brasil e alguns representantes internacionais, como o GM Paraguaio Ramirez Neuris Delgado (2613 rating), além de um Mestre Português e um norte-americano. Não poderíamos deixar de destacar a presença do GM Brasileiro Darçy Lima (2539 de rating), e mais 20 jogadores nomeados com algum título importante no cenário enxadrístico dentre eles o MI Luís Paulo Supi (2557), estes enxadristas  enfrentaram-se em 6 rodadas durante a competição na modalidade Clássica sendo ritmo de 2 horas K.O. ou 1 hora e 30 min mais 30 segundos de acréscimo por lance.   

O Arapiraquense Alexsandro Barros, venceu as duas primeiras rodadas com tranquilidade, mas a partir da 3ª rodada em diante, só pegou pedreiras pela frente, mas esse garoto tem muita personalidade e encarou de igual pra igual o fortíssimo MF cearense Silvio Cunha Pereira (2284) e conseguiu um empate jogando de negras, resultado excelente. Na 4ª rodada venceu um Mestre Nacional o paraibano Evandro Rodrigues da Silva (2148). Na 5ª rodada venceu outro talentoso enxadrista paraibano Marcelo de Albuquerque Urquiza obtendo sua 4ª vitória num total de 4,5 pontos em 5 disputados. 

Uma Performance excepcional até o momento, faltava apenas a última rodada e neste momento destacamos que esse jovem de 17 anos estava na 5ª colocação empatado em pontos com os 4 jogadores à sua frente, ou seja, entrou na 6ª e última rodada com chances claras de ganhar o título  principal do torneio.  





Na 6ª rodada enfrentou outro monstro paraibano o MF Francisco de Assis Cavalcante conhecido como "Chiquinho", e a imagem abaixo fala por si só como foi dramática e lutada até o ultimo movimento: 



Após 3 horas e 23 min de duração, Alexsandro perdeu a partida, que o fez ficar na 11ª colocação no geral  entre 118 mentes lutando nos tabuleiros para decidir quem seria o campeão. Alex ainda recebeu o prêmio de melhor SUB-18 da competição trazendo mais um título para sua coleção.  

E após o empate entre os 02 GMs do torneio na mesa 1 o campeão do Torneio acabou sendo MI paulista Luís Paulo Supi,
                                             
                                              Classificação final após a 6 rodada 













Tiramos esse momento para enaltecer esse jovem talentosíssimo enxadrista arapiraquense Alexsandro Barros de Lima que brilhou, obteve um excelente resultado e foi sem dúvida alguma um dos maiores destaques deste torneio, um menino ainda com 17 anos que fez mestres tremerem na base.  MNs, MI, MFs e até os GMs presentes viram o seu potencial, fez a torcida de Arapiraca e amigos de outras regiões vibrar, a cada rodada seu Técnico/pai Sandro Ferreira de Lima viu seu garoto voar nos tabuleiros se emocionar e o prazer de ser um pai presente incentivador e amigo, nosso parabéns pra você Sandro. E nosso agradecimento ao Mestre Jayme Miranda sempre nos atualizando calculando as possibilidades, perfil dos adversários, comentários de enxadristas que estavam lá, como o do Tri- Campeão baiano Luciano Zalio disse: "O garoto está jogando MUITO!!! ", fazia-nos quase que adentrar no evento e sentir essa energia positiva.  Com tudo isso Parabenizamos você Alex Barros ou seria cedo pra Chamar de Mestre Alex ,  PARABÉNS !! estamos todos orgulhosos  e que venha os próximos torneios !! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário