sexta-feira, 1 de março de 2019

ALAGOANO CONQUISTA FEITO EGRÉGIO: PRIMEIRO MESTRE NACIONAL DE XADREZ DA HISTÓRIA DE ALAGOAS



    No último dia 26 de fevereiro o Estado de Alagoas (particularmente a cidade de Arapiraca) comemorou um feito histórico conquistado por um de seus rebentos. O jovem arapiraquense, Alexsandro Barros de Lima, conquistou junto a CBX – Confederação Brasileira de Xadrez – o título de Mestre Nacional de Xadrez, tornando-se o primeiro alagoano a ir tão longe na hierarquia de títulos desse esporte-arte-ciência.

    O título é concedido ao enxadrista que alcança o rating de 2.200 de ELO FIDE, uma pontuação que mede a força dos enxadristas mundo afora; foi atingido quando jogou, de brancas, uma brilhante partida na nona rodada do Aberto de Floripa desse ano, contra o forte enxadrista cearense MF Silvio Cunha, com direito a sacrifício de cavalo em f5. A histórica partida seguiu a variante Anderssen da Ruy Lopez, chegando à posição crítica do sacrifício, mostrada a seguir.

O MF Silvio está obrigado a aceitar o sacrifício pois não há resposta plausível para a ameaça de ganhar a dama negra com Te7. Por exemplo, para 1... Cg7 seguir-se-ia 2. Cxd6 com duplo, tirando a dama negra da defesa de g6 e gerando múltiplas ameaças após a torre branca sair da casa d4. Seguiu-se na partida o seguinte: 1... gxf5, 2. Cxf5  Dxd5, 3. Te7+  Rh8, 4. Txe8  Cc6, 5. Cxh6  Txe8, 6. Txe8+  Rg7 e as brancas vão ganhar a dama em seguida. A partida inteira pode ser vista em http://chess-results.com/partieSuche.aspx?lan=10&art=4&tnr=357723&rd=9 .

    A conquista do título põe em evidência nacional o Estado de Alagoas, cuja história enxadrística já possuía grandes nomes como o candidato a mestre Jayme Miranda, eneacampeão alagoano, Auriberto Ticianeli, jogador muito forte dos anos 70 e 80 ou o candidato a mestre José Ferreira, único alagoano campeão nordestino de blitz, para citar apenas três. Faltava o título, e ele veio com esse jovem de 18 anos que une talento e disciplina para alcançar seus objetivos. Admirado por todos, principalmente por sua simplicidade, Alex, como é mais conhecido, recebeu o seguinte elogio do atual presidente da FEXEAL, o fortíssimo enxadrista Jayme Miranda: “Alex está um jogador completo. Joga no mesmo nível aberturas como 1.e4, 1.Cf3, 1.d4 ou 1.c4. Está afiado taticamente e melhorou muito o jogo posicional. Entende bem posições complexas de avaliação e tem uma grande capacidade de levar o adversário para o seu estilo de jogo”. A admiração é recíproca, pois em entrevista ao CAXA – Clube Arapiraquense de Xadrez – além de dedicar o título a seus pais, dedicou também a todos os alagoanos e em especial ao Jayme Miranda, pela diligência para que o jovem enxadrista fosse contemplado com o Bolsa Atleta, suporte financeiro indispensável para essa conquista.

    A entrevista com o primeiro alagoano mestre nacional de xadrez será reproduzida neste blog em breve. Ficam aqui os parabéns do CAXA a esse enorme talento que nos dá a honra de ser um de nossos membros.

    Parabéns Alexsandro! Que venham novas conquistas! Estamos na torcida!

Texto: CAXA, via Ornan Filipe.
 


Um comentário: